quinta-feira, 14 de junho de 2012

Polícia Técnica anuncia que setor de identificação será informatizado em Sena

O diretor geral do Departamento de Polícia Técnico-científica do Acre, Haley Márcio Vilas Boas da Costa, acompanhado do diretor do Instituto de Identificação, Sandro Roberto e do diretor do Instituto Médico Legal (IML), Thiago Martins, esteve em Sena Madureira, na tarde de quarta-feira (13), para o anúncio de alguns investimentos.
Uma das novidades diz respeito a informatização do sistema de identificação que ainda esse mês deverá entrar em funcionamento, garantindo mais agilidade nos serviços. Os equipamentos para tal proce
dimento foram enviados de Rio Branco e nos próximos dias os funcionários passarão por um treinamento visando o manuseio e uso dos novos aparelhos.

Com isso, o sistema manuscrito adotado ao longo dos últimos anos será substituído. “Com a informatização que está sendo adotada, os moradores receberão seus documentos com mais rapidez”, garantiu Haley Márcio.

Segundo Márcio, as informações coletadas em Sena Madureira serão repassadas via internet para a central em Rio Branco. Assim, as carteiras de identidade, por exemplo, serão confecciona
das e entregues em um curto espaço de tempo.

A informatização do sistema não se restringirá apenas a área Cível. Com o novo modo de operação, será possível confrontar as impressões digitais de forma célere e ajudar também no trabalho da Polícia em se tratando de algum crime que seja cometido.

Questionado sobre a demora atual na entrega das carteiras de identidade, Haley Márcio ressaltou que em muitas ocasiões o morador requer o documento, mas depois esquece de procurá-lo no setor de identificação.

“Aqui em Sena Madureira tem carteira de identidade do ano 2001 e até agora o dono não veio pegá-la. Estamos procurando encurtar o prazo de entrega, mas é preciso que as pessoas também tenham interesse”, resaltou.
O departamento de Polícia técnico-científica vislumbra ainda a contratação de mais funcionários para atuar em Sena Madureira.

Implantação do IML é discutida

Na reunião mantida com o delegado Antônio Alceste e depois com os vereadores, também foi discutida a possibilidade de ser implantado um núcleo do Instituto Médico Legal (IML) em Sena Madureira. Atualmente são constantes as reclamações porque, em caso de morte trágica, a vítima é encaminhada para Rio Branco, o que acarreta uma série de problemas para as famílias.
Segundo Haley Márcio, o governo intenciona fazer um concurso ainda esse ano, objetivando a contratação de médicos legistas, papiloscopista e auxiliar de necropsia. Também está sendo estudado o local em que o núcleo irá funcionar.

“Não podemos implantar o IML de qualquer forma, por isso, iremos cuidar do espaço físico adequado e da contratação dos profissionais. Acreditamos que brevemente o Instituto Médico Legal estará funcionando em Sena”, adiantou.

Edinaldo Gomes

Nenhum comentário: