Em cerimonial realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na manhã de hoje (06), o prefeito Nilson Areal assinou ordem de serviço para a construção da primeira escola pública do bairro Eugênio Augusto Areal, a chamada invasão. A obra é uma parceria da Prefeitura de Sena Madureira com o Governo Estado e atenderá aproximadamente 400 estudantes do primeiro ao quinto ano.
A primeira escola do bairro que surgiu de uma invasão vai desafogar a grande demanda da escola Raimundo Hermínio de Melo, para onde os alunos caminhavam um longo e perigoso caminho por conta do trânsito intenso da BR-364 e Avenida Brasil para poderem estudar.
De acordo com o projeto mostrado pela Secretaria de Educação, a construção disponibiliza de seis salas de aula, auditório, sala dos professores, sala de multimeios e cantina. Será construída pela construtora Moreira da Costa, no prazo de 120 dias, no valor de R$ 1.241.616,27 milhão.
O prefeito Nilson Areal, disse durante a contratação da obra que o apoio do Governo do Estado é fundamental para a realização do benefício. “O Governo repassou o valor de R$ 800.000,00 mil e a prefeitura entra com a outra parte. Essa comunidade já conta com um posto de saúde, quadra de esporte e pavimentação de ruas e infraestrutura, graças a nossa parceria com um Governo que se preocupa com as pessoas e as comunidades carentes”, afirmou Areal, anunciando também que a mão de obra vai gerar emprego a dezenas de trabalhadores locais.
Representando o Governo do Estado, o vereador Dinho Nascimento (PT), destacou a importância dos investimentos na educação. “Os esforços são plenamente justificáveis, uma vez que a educação é uma necessidade e um investimento para a vida das pessoas, e os resultados podem ser vistos no avanço alcançado na educação acreana”, argumentou.
Secretaria de Educação anuncia construção de 25 escolas na zona rural
No mesmo ato, a Secretária Municipal de Educação, Maria José Souza, anunciou a construção de 25 escolas em diversas comunidades ao longo dos ramais, rios e igarapés, na extensa zona rural do município. Os recursos são fruto de convênios com os Governos Estadual e Federal.
A secretária disse que uma parte dos estabelecimentos será entregue as comunidades ainda este ano. “Estamos aguardando a conclusão de 10 dessas 25 escolas até o final deste ano. É uma conquista do nosso trabalho que vai oferecer comodidade e oportunidade a milhares de crianças que vivem na zona rural”, avaliou.
Autoridades prestigiam investimento na Educação
O lançamento das obras para a construção de escolas nas zonas urbana e rural foi prestigiado por dezenas de professores, gestores de escolas, presidentes de bairros, vereadores, secretários municipais e populares.
O presidente da Câmara de Vereadores, Biléu do INCRA, afirmou que o poder legislativo estará sempre disposto a aprovar projetos de incentivo a Educação. “A Educação deve ser uma prioridade. Portanto, não podemos deixar de elogiar quem faz escola para os filhos dos trabalhadores”, lembra.
Estiveram presente também o vereador Mano Rufino (PR), os Secretários Municipais Nelson Sales, Gilberto Lira, Mastrol, Railton Ramos, Juza Bispo, Leuda Mendes, Romariz Queiroz. Além de gestores de escolas estaduais e municipais.
Três escolas do Estado são repassadas a prefeitura de Sena
A prefeitura de Sena Madureira, pela Secretaria Municipal de Educação, começa a colocar em prática uma nova exigência nacional. De acordo com a norma, a prefeitura assume a responsabilidade de atender os alunos com o ensino de primeiro ao quinto ano, enquanto que o Estado atenderá a demanda seguinte até o ensino médio.
Dessa maneira, o governo do Estado repassou a prefeitura três escolas, que são: Eliziário Távora, Siqueira de Menezes e Chapeuzinho Vermelho, que passam a atuar somente com as séries iniciais do ensino fundamental.
Na manhã de hoje, os gestores das referidas instituições, Sebastião Alves, Márcia Débora Alencar e Cleudete Machado, respectivamente foram empossados por meio de decreto.
Aldejane Pinto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário