sábado, 3 de março de 2012

Site Denuncia: Na saúde de primeiro mundo e de “médicos mercenários” falta até aparelho de tomografia no Huerb.

Saúde de primeiro mundo X saúde real

O Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) novamente é alvo de denúncias. Desta vez, médicos denunciam que o tomógrafo está quebrado há mais de três meses.

O aparelho está com problemas desde dezembro de 2011 e pouco foi feito para solucionar o caso. Os médicos relatam que já solicitaram junto ao Gerente Administrativo as soluções para o problema, mas sem resposta satisfatória resolveram apelar para a imprensa e denunciar o descaso.

A tomografia é um exame complementar de diagnóstico por imagem, obtida através do processamento por computador de informação recolhida após expor o corpo a uma sucessão de raios X. Desta forma, é possível a detecção ou o estudo de anomalias que não seriam visualizadas em radiografias comuns, ou através de métodos invasivos, sendo assim um exame complementar de diagnóstico de grande valor, em especial para os pacientes da UTI.
O Gerente Administrati
vo do Hospital, Thiago Souza, confirma a informação. Segundo ele, o aparelho está danificado desde o final de janeiro, mas quando solicitado pelos médicos, os exames são efetuados na Fundação Hospital do Acre (Fundhacre). “Já solicitamos a Secretaria de Saúde um técnico para verificar a máquina. Entretanto, como a empresa que presta assistência técnica não possui sede em Rio Branco, temos que aguardar. Mas, os pacientes que precisam do exame são encaminhados a Fundação Hospital”.

Thiago Souza também nos informou que uma Ambulância está exclusivamente disponível para levar os pacientes até a Fundhacre, e que se faz necessário o acompanhamento de um médico para realizar os exames.

Porém, a preocupação dos médicos é jus

tamente no trajeto Huerb/Fundhacre-Huerb, pois a maioria dos pacientes que necessitam da tomografia são aqueles internados na Emergência e UTI, ou seja, casos graves. E no transporte de ida e retorno o paciente é exposto a riscos por falta de estrutura emergencial.

Além disso, enquanto o médico acompanha um paciente para realizar os exames, novos pacientes dão entrada no setor emergencial do Pronto Socorro agravando ainda mais o problema do baixo número de médicos no atendimento.


Questionado sobre os riscos que os pacientes correm no transporte, Thiago Souza não soube responder, entretanto, indicou o Gerente Clínico Giovanni Casseb para nos dar outras informações. Tentamos contato com pelo telefone 998**148 mas não tivemos êxito.

Thiago Souza informou ainda que o aparelho já seja utilizado há mais de 15 anos, e que existe apenas uma empresa no Brasil para realizar a manutenção. “Essa máquina é antiga, laudos técnicos apresentados nas últimas visitas da empresa comprovam a necessidade de substituição. A peça que precisa ser reposta é importada, e somente uma empresa no Brasil faz esse tipo de manutenção. A previsão é de que final de março o tomógrafo volte a funcionar”, afirma.



"Referência" Nacional


Há exatamente um mês, o Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz Filho, visitou a capital acreana para conhecer a experiência do Acre em Saúde Pública. Na ocasião, o Governador Tião Viana lembrou que é preciso tratar com carinho e atenção aqueles que procuram os serviços das unidades de saúde. “Uma pessoa sadia não busca um hospital, por isso nós do Governo do Estado temos essa política de humanização, de servir de coração aqueles que procuram os serviços públicos.”, observou o governador do Acre.

Entusiasmado Agnelo declarou que “nestas visitas eu e minha equipe pudemos conhecer projetos do Governo do Acre que são referências, especialmente na área de saúde. Embora este seja um estado considerado pequeno da nossa federação, tem mostrado o compromisso e a competência de seus governantes. O governador Tião Viana esta dando um exemplo para o país inteiro. Muito do que é feito aqui nós podemos aplicar no Distrito Federal”.

Wanglézio Braga

Do Acrealerta.com


Nenhum comentário: