
A Câmara de Vereadores de Sena Madureira irá promover na note desta terça-feira, 21, encontro histórico na cidade. Trata-se da 36ª sessão de 2010, que será marcada pela eleição da nova Mesa Diretora que comandará o Legislativo no biênio 2011-2012. Atendendo a uma indicação apresentada pelo vereador Biléu do Incra (PR), a sessão ocorrerá em praça pública, com início previsto para as 20 horas.
Dessa vez, os vereadores não escolherão simplesmente o presidente da Câmara, mas também o futuro prefeito de Sena Madureira, já que até agora o caso do ex-prefeito Nilson Areal (PR) ainda não terminou de ser julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com isso, conforme estabelece a legislação do município, o próximo presidente da Câmara terá de assumir a Prefeitura enquanto não é dado o desfecho do caso.
Desde o começo desse mês, os parlamentares vêm tentando costurar acordos para compor suas chapas e disputar a eleição. Na semana passada, durante uma reunião em Rio Branco com o governador eleito, Tião Viana (PT), a Frente Popular do Acre (FPA) chegou a um entendimento e indicou o vereador Biléu do Incra (PR) como candidato à presidência.
Além de seu próprio voto, Biléu do Incra conta com o apoio dos vereadores Dinho Nascimento (PT), Mano Rufino (PR), Adamor das Mercês (PC do B) e Caju Diniz (PT do B). A grande novidade em todo esse processo foi a adesão do vereador Caju Diniz à candidatura de Biléu, uma vez que na Câmara ele integra o bloco de oposição ao governo atual.
Esse mês também foi cogitada a possibilidade de o prefeito Wanderley Zaire (PP) renunciar ao cargo para participar da votação, o que não se confirmou até o presente momento. Caso isso não aconteça, Biléu do Incra poderá ganhar mais um voto, que seria da vereadora Ivoneide Bernardino (PR), atualmente ocupando a vaga de zaire no Legislativo.
Confirmada a vitória de Biléu hoje, a perspectiva é de que o vereador Dinho Nascimento (PT) assuma a presidência da Câmara posteriormente.
Fonte: Contilnet